Minha construtora precisa de um sistema ERP?

Primeiramente vamos entender o que é um sistema ERP.

Em síntese, um ERP(Enterprise Resource Planning) é um sistema que integra todos os dados da sua empresa em um único software, simplificando, é um sistema que engloba vários outros sistema específicos (por exemplo: Financeiro, RH, Compras e etc.).

Simplificando, o ERP pode ser visto como um grande banco de dados que guarda todas as suas informações. Essas informações se interagem lhe retornando informações relevantes e cruzadas, obtidas de cada departamento.

Outro ganho de um sistema ERP é que você tem as informações centralizadas, ou seja, todas as áreas da sua empresa alimentarão somente uma fonte de dados. Logo, você não terá redundância de dados.

Agilidade no acesso à informações relevantes

Já se pegou fazendo perguntas sobre sua empresa e ficou sem resposta ou necessita de muitos funcionários, planilhas e documentos para tê-las?

Se isso já aconteceu com você, não se desespere, é bem comum!

Cada setor tem um ritmo e um trabalho diferente: o pessoal do financeiro, suprimentos, recursos humanos, comercial, setor de patrimônio e etc, porém, eles precisam estar alinhados.

Um gestor só consegue ter controle sobre o que acontece em cada setor se essas informações estiverem interligadas e ao seu alcance, quando e onde precisar.

Logo, é imprescindível ter informações organizadas, estruturadas e de fácil acesso, pois eles irão lhe auxiliar na tomada de decisão.

Não utilizar um sistema ERP e ser ágil, é possível?

Sim, é possível, mas vamos imaginar o que ele pode causar dentro da sua empresa.

A alternativa ao ERP é o velho método de exigir relatórios detalhados aos chefes de cada setor e cruzar os dados obtidos.

Este processo é cansativo, demorado e potencialmente falho, ainda mais se a informação cruzada der alguma incoerência. Certamente você não conseguirá descobrir facilmente como esta surgiu e será necessário refazer o trabalho.

Definitivamente um sistema automatizado otimiza o tempo gasto com esse procedimento.

Desta forma, uma análise às informações geradas por um ERP é capaz de te ajudar a tomar decisões e identificar situações que precisam ser corrigidas.

Abaixo listamos 3 quesitos em que um sistema ERP pode lhe ajudar:

1 – Automatizando processos:

Primeiramente vamos imaginar o seguinte cenário:

Uma compra de materiais, desde a requisição, passando pela cotação e finalizando na ordem da compra. Pense nas seguintes perguntas:

Quais são os passos necessários para efetuar este processo?
Toda ordem de compra precisa ser aprovada por algum diretor, quem, quando?
Como seus fornecedores lhe informam o preço de cada material, por telefone, e-mail? Essa resposta é rápida?
Se lhe entregarem o material errado, quem vai arcar com este custo extra de um atraso de planejamento?

Poderíamos aqui fazer várias perguntas, provavelmente se juntar toda a sua equipe você terá essas respostas rapidamente. Mas isso é viável toda vez que precisar de uma informação?

Certamente um sistema ERP pode ajudar a identificar esses cenários em menor tempo e evitar o fardo de um gasto desnecessário ou até mesmo uma obra parada.

2 – Reduzindo as falhas:

Outra vantagem do sistema ERP é a redução de falhas.

A princípio, a automação de alguns processos evita erros que, sem dúvida, seriam cometidos caso eles fossem feitos de forma manual.

Um exemplo clássico é um erro de cálculo que pode comprometer todo um trabalho semanal, o que minimizaria se isso fosse feito por um software.

Enfim, a redução de falhas deve fazer parte da estratégia de qualquer empresa que precise de informações confiáveis para elaborar ações eficientes.

3 – Realizando atividades no menor tempo:

Hoje, a tecnologia é o componente vital para transformar a expressão em realidade.

O objetivo é usar ferramentas(softwares ERP) para automatizar processos burocráticos, que costumam demandar um tempo enorme de execução para otimizar o andamento das atividades.

Gastar mais tempo com o planejamento é um passo importante para cumprir metas e atingir um resultado satisfatório.

O SIGO ERP é uma ferramenta totalmente online para administração da Construção Civil, com conceitos diferenciados de usabilidade e navegação, que integra todas as áreas de sua empresa e gera relatórios gerenciais em segundos!

Em conclusão, planeje sua obra com precisão e tenha controle total de seus custos, evitando desperdício!!

Se você gostou, deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais!