Automatização de processos na construção civil: comece já ou fique para trás!

profissionais da construcao civil observando planta com automatizacao de processos

A automatização de processos na construção civil é essencial para melhorar a produtividade, reduzir custos e se destacar dos concorrentes. Saiba mais!


Tornar os processos operacionais mais eficientes, possibilitando o aumento da produtividade e a redução de custos. Este é um desafio para as empresas que buscam crescer e se destacar frente aos concorrentes. 


Agilidade e eficiência é o que todo gestor busca na execução de uma obra. E, para isso, é essencial contar com o uso da tecnologia e buscar a automatização de determinados processos.   


As mudanças trazidas pela automatização de processos na construção civil


O setor da construção civil pode ser considerado de certa forma resistente a algumas mudanças. E nesse ramo, é muito comum nos depararmos com dois tipos de cenários: 

  1. construtores focados apenas no campo de obra, que não conseguem dar a devida atenção às demais etapas; 
  2. empresas tradicionais (e muitas vezes familiares) com métodos burocráticos já estabelecidos há anos.

Aqui, não queremos dizer que qualquer desses comportamentos citados esteja certo ou errado. Contudo, a transformação digital passou a exigir que o setor da construção evoluísse e atualizasse os seus métodos de trabalho, fazendo com que os processos envolvidos fossem mais eficientes. 


Neste contexto, a automatização de atividades possibilita a otimização em todas etapas do processo construtivo. Sendo assim, propicia diversos benefícios e fazendo com que algumas empresas passassem a assumir um lugar de destaque no mercado.


Diante de um setor preso às velhas práticas e frente à transformação que a evolução da tecnologia vem trazendo, se desenha um cenário de grande oportunidade para aquelas empresas que estão focadas em eficiência. Certamente quem largar na frente, obterá um enorme diferencial competitivo!


Automatizar para otimizar

O objetivo da automatização de determinadas tarefas não é substituir as atividades manuais, mas otimizar os recursos utilizados e facilitar o trabalho dos profissionais.


Isso porque é comum que quando determinadas atividades são realizadas de forma manual, surjam as seguintes questões:

  • gasto excessivo de tempo com tarefas simples;
  • retrabalho;
  • perda de histórico;
  • duplicidade ou conflito de informações;
  • chance de ocorrência de erros humanos;
  • dentre outros.

Todos estes problemas podem impactar no andamento da obra e trazer problemas em maior ou menor grau, a depender da situação. 


Desta forma, a automatização dos processos se torna uma aliada do bom gestor para trazer mais segurança, previsibilidade e qualidade na execução das etapas da construção.


Além disso, ainda garante maior produtividade e possibilita o ganho de tempo. Isso propicia que as atividades sejam executadas dentro do cronograma e os colaboradores possam focar nas atividades que realmente necessitem de mão de obra manual.


Não queremos dizer que a automatização de processos substituirá o trabalho humano e que é livre de falhas. Mas sim que este é um caminho cada vez mais presente na construção civil e que pode trazer inúmeros benefícios, como os que citaremos abaixo: 


Quais são os benefícios da automatização de processos na construção civil?

Há inúmeros benefícios que automatização de processos construtivos pode proporcionar, dentre os quais podemos destacar:

  1. Equipes de trabalho mais eficientes, já que algumas etapas do planejamento podem ser realizadas de forma mais rápida e prática por meio de softwares; 
  2. Ainda a diminuição do número de erros, do retrabalho e do desperdício, uma vez que tarefas executadas manualmente estão sujeitas a erros humanos; 
  3. Com a redução de desperdício, diminui também o impacto ambiental na execução da obra. 
  4. Também o aumento da segurança dos colaboradores, já que determinadas atividades podem ser realizadas com o auxílio de equipamentos específicos; 
  5. Redução de custos, já que tendo mais controle e planejamento diminuem os gastos desnecessários.
  6. Mais controle na gestão da obra de construção civil, uma vez que é possível centralizar informações, realizar análises e construir relatórios com o auxílio de softwares específicos para  a construção civil. 

Como se viu ao longo deste conteúdo, a automação de processos é uma ação altamente benéfica para as empresas atualmente. Além das vantagens citadas, o conceito ainda coloca o negócio em conformidade com os padrões atuais do mercado, que utiliza cada vez mais a tecnologia em seus processos. 


Para ter acesso a diversas outras informações do mundo da construção civil, continue acompanhando o nosso blog


E, para saber como softwares podem auxiliar na gestão da sua construção e no andamento das obras, entre em contato e conheça o SIGO ERP.

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Posts recomendados

Secured By miniOrange