Como um sistema de gestão de obras pode ajudar a resolver as finanças de sua empresa

profissionais de engenharia realizando gestao financeira

Utilizar um sistema de gestão pode ser a solução para a gestão financeira da sua construtora. Continue a leitura e entenda como!


Manter a saúde financeira da sua construtora é algo extremamente complexo por natureza e ainda mais desafiador considerando as constantes altas no custo dos insumos dos últimos anos. 


Mas, contando com as ferramentas certas, é possível realizar a gestão financeira da empresa de forma adequada e ter total controle dos recursos. 


Um  software de gestão dá uma visão global das atividades da construtora ou incorporadora e também permite acompanhar e gerenciar toda a evolução dos empreendimentos. Isso porque envolve a gestão de compras e estoque de materiais, controle de orçamento, registro de medições, gerenciamento de pessoal, entre outras etapas. 


Você tem tido problemas com a gestão financeira da sua construtora? Entenda como um sistema de gestão de obras pode auxiliar!


Fatores que impactam na gestão financeira de uma construtora

Antes de entender como o uso de um sistema de gestão de obras pode ajudar a resolver as finanças, é preciso entender quais são os fatores que podem impactar negativamente nesse setor. Por isso, trouxemos os principais pontos que podem comprometer as finanças da sua empresa


Não mapear o setor

O primeiro passo para gerir as finanças adequadamente é entender tudo o que ocorre no setor. É necessário ter conhecimento de todas as entradas e saídas, prazos de pagamento, processos internos e mais. 


Misturar finanças pessoais e empresariais

Outro erro comum, principalmente no início dos negócios, é não separar adequadamente o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa. Essa é a receita certa para problemas!


Não realizar fluxo de caixa adequadamente

Contar com um fluxo de caixa atualizado é essencial para que seja possível ter um panorama do setor financeiro. Você deve mapear todas as entradas e saídas – realizadas e previstas. 


Não ter um planejamento definido

Planejamento de curto, médio e longo prazo


Ineficiência na compra de materiais

Os insumos representam uma grande porcentagem do valor de uma obra. E ser ineficiente no processo de compras pode trazer prejuízos. 


Imagine que durante determinado processo da obra, o material utilizado acaba. E aí é preciso comprar mais com urgência. Nesse caso, dificilmente você terá tempo de cotar com os fornecedores e negociar valores. Se esse tipo de situação se torna comum, é prejuízo na certa!


Gestão de notas fiscais

É preciso ter a máxima atenção na administração, incluindo a gestão sobre as inúmeras notas fiscais. Sendo assim, o descuido com o atraso de pagamento de contas, ou a demora no envio da nota fiscal para o cliente pode gerar problemas. Manter tudo em ordem, além de uma necessidade é um desafio. 


Um dos elementos chaves para esta organização são as notas eletrônicas, que já fazem parte da rotina das construtoras e incorporadoras. Por isso da importância em manter um sistema integrado de gestão, que tenha nas suas funcionalidades, o controle das entradas e saídas, e todas as Notas Fiscais Eletrônicas. 


Atenção ao pagamento de tributos

No momento de estabelecer um planejamento tributário para a construção civil, um profissional capacitado em contabilidade é capaz de economizar dinheiro em seu projeto. Isso acontece por meio de uma série de medidas.


Entre as observações que precisam ser feitas, destacam-se:

  • A escolha adequada do regime tributário;
  • Uso de incentivos fiscais; 
  • Conhecimento das leis;
  • Organização de pagamentos.

Mesmo que cada item pareça um mero detalhe, se não forem analisados adequadamente, podem trazer gastos exorbitantes para a empresa, e prejudicar o andamento dos negócios. 


Problemas na obra que podem impactar o financeiro da construtora


O gerenciamento do tempo é um dos problemas recorrentes na execução das obras. Assim, o atraso na obra resulta em gastos extras, devido a necessidade de jornadas mais longas de trabalho e horas extras para recuperar o tempo perdido.


Por isso na hora de estabelecer prazos, é essencial saber em detalhe quanto tempo leva para executar cada processo. Ainda, contar com uma margem, para o caso de algum imprevisto.  


Outro problema recorrente nos canteiros de obras é o desperdício de material. Neste caso é preciso atenção, não apenas no armazenamento, mas também com relação a utilização dos materiais. 


Como um sistema de gestão de obras pode auxiliar


É aqui, você viu que são muitos os fatores que podem comprometer a saúde financeira da sua construtora. E tudo isso se intensifica conforme sua empresa vai crescendo e  assumindo um volume maior de obras. 


Quem adota um sistema de gerenciamento percebe as facilidades de organização dentro da obra, em todos os seus processos. Assim, um sistema de gestão é possível realizar controle de orçamento, acompanhar a compra de insumos e gerenciar estoque. Ainda é capaz de acompanhar o andamento da obra, o gasto x orçado, além de muitas outras coisas. 

Algumas das funções de um bom ERP são:

  • Gestão de compras
  • Gestão de custos
  • Gestão de contratos
  • Gestão de obras
  • Gestão de patrimônio
  • Gestão comercial

Abaixo, destacamos as principais vantagens do uso de um sistema de gestão para ajudar a resolver as finanças da empresa!


Integrar planejamento e finanças

Uma das questões que vai auxiliar positivamente no sucesso de uma obra é unir o sistema de planejamento com o financeiro. A integração destes dois setores permite o alinhamento das duas visões e entrega de um produto de qualidade e rentável.


O escritório e o canteiro de obras devem estar ajustados para proporcionar melhor  alinhamento nas tomadas de decisões nos níveis estratégico, tático e operacional.


Quando se faz uso da tecnologia, tudo o que acontece na obra fica armazenado em um mesmo lugar e disponível para todos os envolvidos no projeto. Assim, a cada atualização, todas as áreas conseguem ter acesso a novas informações  e sabem como está a evolução da obra. 

 

Gerenciamento das finanças

Sem dúvidas um dos objetivos de uma construtora ao executar uma obra, é obter lucros. Mas, se os recursos não forem bem gerenciados este objetivo não será concretizado. É neste momento que um sistema de gerenciamento de obras faz toda a diferença dentro do planejamento financeiro. Assim ele cuida das finanças do negócio. 


Veja a seguir alguns pontos específicos onde o sistema de gestão de obras exerce importante função dentro das atividades financeiras do empreendimento.  


Gestão de compras

É possível realizar cotações para comparar os preços dos fornecedores e realizar as compras com economia. Ainda, o sistema deve ter ordem de compra integrada com o módulo  financeiro. 


Assim, é possível realizar todo o processo relacionado a compra de materiais através do sistema. O que garante que as informações ficarão registradas, e serão de fácil acesso em caso de necessidade. 


Gestão financeira e fluxo de caixa

Muitas empresas ainda realizam o seu controle financeiro por meio de planilhas. Porém esse método apresenta alguns problemas. Por exemplo, o tempo gasto para que as informações sejam identificadas. Além disso, muitas vezes os dados não estão reunidos em um único documento, o que acaba dificultando o acesso. 


Já com um sistema de gestão é possível encontrar as contas a receber e a pagar, além de consultar relatórios por clientes ou obras específicas e acessar extratos.


O fluxo de caixa é organizado por meio de gráficos e tabelas objetivas. O desempenho financeiro de sua empresa pode ser acompanhado por esta ferramenta. Assim você tem acesso rápido às despesas e receitas, e aos resultados obtidos no período que deseja consultar.


Com o uso de um sistema de gestão, você tem acesso rápido e fácil a uma série de informações. O que permite a geração de análises e relatórios, além de um acompanhamento facilitado das finanças da empresa.


Tudo isso impacta de forma positiva na produtividade e no sucesso financeiro da construtora, que tem acesso rápido e fácil a informações confiáveis para a tomada de decisão.


Quer saber mais sobre os benefícios do uso de um sistema de gestão na sua construtora? Entre em contato e solicite seu orçamento!

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Posts recomendados

Secured By miniOrange