Quais os principais elementos a serem abordados no planejamento de obras?

planejamento de obras

A partir das informações contidas no planejamento  de obras, é que cada etapa começa a ser executada. Muitos gestores ainda costumam fazer o planejamento da primeira etapa e seguir conforme as coisas vão acontecendo, tomando decisões e fazendo as ações de acordo com o andamento da obra. Mas este método não é o recomendado pois deve ser feito de forma estratégica por meio de alguns elementos específicos. Deve conter no planejamento de obras, todas as possibilidades e eventualidades que possam ocorrer durante o processo, para que a tomada de decisão seja assertiva e imediata.

Entender qual o objetivo e os resultados que a empresa espera de seus empreendimentos, é o primeiro passo para começar a fazer um planejamento de obra. A partir deste ponto é possível definir prazos de cada etapa, quais os pontos que normalmente ocorrem problemas e já apontar as soluções possíveis para cumprir o que foi planejado.

Outro ponto importante que precisa constar no planejamento inicial, são os possíveis gargalos que, por ter experiência de outros projetos, costumam acontecer. Neste sentido, o gestor da obra precisa ficar atento e já ter mapeadas as possíveis soluções, bem como a quantidade de pessoas necessárias e equipamentos que serão utilizados para não afetar os resultados, o orçamento e os prazos definidos.

Veja alguns elementos básicos de um planejamento de obras

A partir do planejamento eficiente que contemple todos os estágios, é possível garantir que a obra seja entregue com qualidade e dentro do prazo desejado, além do orçamento previsto inicialmente. Veja os elementos básicos para elaborar o melhor planejamento de obras:

Definição das etapas que serão realizadas

A partir da identificação do projeto como um todo, é possível fazer o desmembramento de etapas menores, ficando desta forma, mais fácil de estruturar e acompanhar o andamento da obra em tempo real, bem como identificar algum possível problema e corrigir em tempo. 

Faça o levantamento de quantas e quais as atividades que serão realizadas naquele projeto, para saber quanto tempo será necessário para executar a obra, bem como a quantidade de materiais que serão utilizados. Geralmente esta identificação é feita por uma lista de todas as atividades e subatividades que serão realizadas na obra, chamada de Estrutura Analítica de Projeto, EAP.

Tempo médio para realização de cada etapa

A partir da elaboração correta e mais precisa possível do planejamento, é que a obra começa a ser executada de forma correta e dentro do prazo estipulado. Um detalhe importante é que este planejamento deve ser feito a várias mãos para que todos os setores, além de ter conhecimento, também possam identificar se o tempo médio estipulado, tem condições ou não de ser executado. Só quem realmente está presente em um canteiro de obras, sabe quantos profissionais podem executar determinada demanda em quantos dias, além do material e equipamentos necessários.

Manter uma comunicação alinhada entre toda a equipe na hora de fazer a elaboração do planejamento, é determinante para que os cálculos sejam precisos, além de aproveitar o momento para que todos assumam suas responsabilidades estabelecidas.

Identificar a hierarquia dentro  de cada etapa

Cada atividade executada em uma obra, depende da outra. Por exemplo, não é possível levantar as paredes sem ter fixado os pilares, assim como não se pode botar o telhado sem ter feito as paredes. É preciso identificar essas pendências e criar uma sequência lógica para execução de cada uma. Saber o que vem antes e em seguida. Esta definição  vai impactar significativamente no cronograma de entrega do projeto executado. 

Um sistema de gestão para organizar todos os dados

A partir do momento que todos os dados estejam levantados, organizados por etapa, os prazos estipulados dentro de um Sistema de Gestão de Obras, é preciso apenas fazer o acompanhamento e identificação se tudo o que foi planejado está sendo cumprido. Ter todas estas informações centralizadas em apenas uma ferramenta, onde toda a equipe de trabalho tenha acesso para entender a evolução da obra, além de manter o sistema atualizado, é uma maneira inovadora de acompanhar o desenvolvimento das atividades.

Outra vantagem em ter um sistema completo de gestão de obras, é que você consegue armazenar todos os dados em apenas um documento e consegue retirar informações do que deu certo em uma determinada obra e aplicar em outras. Identificar também pontos negativos e corrigir nos próximos planejamentos.

Problemas podem acontecer

Uma coisa é certa, nem tudo vai sair conforme planejado, pois diversos fatores ou imprevistos podem ocorrer durante a execução da obra. O problema é a negação ou demorar para identificar o problema, além de não ter no planejamento, o que fazer em determinadas situações.

Uma das situações mais comuns em obras mal planejadas é não estar preparado para situações climáticas adversas, como chuva, calor extremo, ventos fortes e etc; que podem atrasar etapas e consequentemente o prazo de entrega da obra. Por isso que no momento de planejamento já deve haver uma folga dentro do tempo final para a entrega, já pensando nesta possibilidade. 

Outras situações que podem ocorrer ainda é algum problema com colaboradores que abandonam o canteiro de obras, mas isso tudo precisa ser identificado em tempo e tomada a decisão rápida e precisa para que não haja impactos que possam prejudicar o andamento da obra.

Conclusão

Agora que chegou até aqui, você já sabe que possuir um planejamento bem estruturado é fundamental para que aquele olhar atento aos elementos básicos de uma obra não se percam. Afinal, esses elementos são um dos pilares que garantem o sucesso de um projeto.

Além de tudo, é necessário compreender que percalços e problemas podem vir a acontecer, entretanto, todas as situações podem ser contornadas com o planejamento prévio – como já comentamos anteriormente – é, é claro, se você se preparar para as mais comuns e possíveis situações adversas.

E então, foi útil este conteúdo para você compreender os elementos de planejamento de obras? Continue acompanhando nosso blog e saiba mais.

Posts recomendados

Secured By miniOrange