5 Dicas para Otimizar as Compras na Sua Construtora

dicas para otimizar as compras na sua construtora

Otimizar as compras na sua construtora, representa a diminuir gastos e como resultado, aumentar o seu lucro. 

E, isso pode ser feito através do gerenciamento do fluxo de compras.

Afinal, os materiais em uma obra representam aproximadamente 60% dos gastos.

Como o impacto no orçamento é grande, fica a pergunta: por que não comprar bem? 

Por isso, que a seguir, vamos te apresentar como melhorar as compras de materiais para sua empresa.

Confira os 5 passos para aprimorar seu fluxo de compras:

1. Planejamento

Primeiramente, você precisa organizar como será a aquisição dos materiais.

Quando você compra os materiais, precisa definir a quantidade, o fornecedor e a sua finalidade. Em seguida, você tem orçamento.

Quanto antes você ir ao mercado realizar uma cotação, maior a sua probabilidade de conseguir um preço melhor, pois terá tempo de comparar valores, calcular o prazo de entrega e negociar formas de pagamento.

Nunca deixe para comprar em cima da hora, pois assim terá uma grande probabilidade de adquirir materiais considerando somente o prazo de entrega e não terá tempo disponível para considerar outros quesitos importantes.

2. Verifique seu estoque

Antes de ir ao mercado para comprar seus materiais, verifique se não tem no estoque da sua empresa.

Crie uma planilha com cada material que você já possui e seu quantitativo.

É muito comum haver sobras de materiais de obras passadas e eles podem ser utilizados.

3. Mapa de compra ou cotação

Tenha o hábito de sempre ter ao menos 3 fornecedores para que possa comparar os preços dos materiais que precisa comprar.

Por mais que tenha a sensação de que um fornecedor específico sempre tem o melhor preço, lembre-se, podem existir outras ótimas ofertas no mercado.

Concentre esforços para negociar os materiais que tem um maior impacto financeiro na sua obra, gaste tempo no que realmente é importante para que tenha uma excelente compra.

Você pode utilizar a curva ABC para lhe auxiliar nesta tarefa. Com toda certeza você irá economizar tempo e dinheiro.

4. Ordem de compra

Uma vez que já tenha executado o passo anterior, chegou a hora de registrar o que foi comprado.

Elabore um documento em que possa informar o preço, quantitativo de cada material, prazo de entrega, forma de pagamento, o nome de quem autorizou a compra, o nome de quem fez a cotação, enfim, controle os gastos da sua obra.

No futuro, ao realizar outras compras dos mesmos materiais, essas informações serão úteis, até mesmo para negociar um preço melhor.

5. Provisione no financeiro

Este é o passo final, mas não menos importante. Agora é hora de você registrar o seu gasto, ou seja, sua ordem de compra no fluxo de caixa da sua obra.

E, adivinha de onde você irá tirar todas as informações necessárias como prazo de pagamento, valores, endereço de entrega e outras informações?

Se você pensou na etapa anterior, parabéns. Você acertou.

Uma boa documentação te ajuda a reduzir as dúvidas, informações erradas e diminuir o retrabalho.

Enfim, esses são alguns passos para você ter o controle do seu fluxo de compra.

De fato, seguir essas 5 etapas podem exigir que você dedique tempo para implementá-las na sua empresa, mas aprimora o processo de compras do seu negócio.

Ter um bom fluxo de compras para sua construtora é fundamental para realizar boas aquisições de materiais e gerar mais lucro.

Posts recomendados

Secured By miniOrange