Medição de obra: como fazer de forma eficiente

medição de obra

A primeira parte e uma das mais importantes, do que dependerá toda a construção, é a medição da obra. Este trabalho é que vai levar você a realizar uma organização do serviço a ser realizado, com insumos melhores para determinadas tarefas, além de custos dentro do planejado ou sem sair do cronograma que  prevê a obra.  Quem trabalha diretamente na construção civil, sabe a importância deste trabalho ser feito de forma profissional. 

Neste conteúdo, vamos mostrar alguns critérios de medição, para que seja feito de forma correta de fato, que vai facilitar os trabalhos seguintes e garantir um resultado final mais rápido e eficiente. Por que afinal entregar a melhor estrutura, em tempo acordado ou menor, é a garantia de sucesso para cada empresa do setor de construção civil.

Alguns critérios para fazer a medição de obras corretamente

O profissional que irá fazer a medição da obra, geralmente tem as noções básicas de como fazer de forma eficiente. Mas aqui vamos reforçar e detalhar algumas delas, para que você use como base no momento do seu trabalho, como forma de tirar dúvidas.

Os critérios podem ser estipulados pelas normas oficiais ou adaptados pela empresa responsável pelo projeto.

Na maioria dos casos, a empresa usa como referência as observações feitas em medições de obras anteriores. É importante que o profissional responsável pela medição, saiba e siga os critérios que serviram de base em outras obras. Desta forma é menos difícil de ocorrerem erros na hora de ir a campo. 

Estruturas de concreto

A indicação é de que estas estruturas sejam medidas a partir das plantas de fôrmas. Mas também é possível fazer a medição no próprio local onde será executada a obra

Como forma de simplificar os cálculos, é imprescindível que se faça a medição dos eixos. Ou seja, de meio de viga a meio de viga. Mas, para haver  um cálculo mais preciso, é interessante fazer a medição face a face. Porque, dependendo da obra e da empreiteira, cada profissional que vai trabalhar na construção é pago de uma forma, por empreitada; por quilos de ferro aplicados ou por metro cúbico de concretagem colocado na estrutura. Todas estas informações são importantes constar no orçamento da obra, para não ter problemas financeiros. 

Alvenaria

Ao realizar a medição da alvenaria, o profissional deve calcular a área total e descontar apenas o que for além dos 2m² de cada vão. Um exemplo disso, é que de uma janela de 4m² , se desconta 2m ². Porque o trabalho que o construtor tem para ajustar as arestas e o enquadramento em um vão de dois metros quadrados, é o mesmo trabalho que teria para cobrir o mesmo espaço em alvenaria.

Revestimento de pisos e azulejos

Esta medição é a mais tranquila de se fazer. O profissional deve medir o total da área onde vai ser aplicado o material e descontar os vãos onde serão instalados portas e janelas.

Relatório de medição de obra

Este relatório é uma das ferramentas mais importantes na medição da obra. 

A partir dele, é elaborado um documento com todos os dados e números levantados durante a medição da obra. Este relatório servirá tanto como base para quem irá executar a obra, como documento que deverá ser arquivado para fazer a verificação e checagem dos números finais em um outro momento. 

Ainda este relatório tem a função de fornecer informações para quem administra a empresa, para fazer algum ajuste se houver necessidade. Assim, cada obra terá uma medição melhor e mais ajustada com a realidade.

A importância do Software para a medição da obra

Com a tecnologia, muito dos trabalhos feito manualmente com ferramentas, agora já está concentrada em um único software, capaz de fazer a medição de forma correta, concreta e sem margens de erro. Na maioria  dos casos, com este aplicativo, é possível fazer a medição do espaço direto do canteiro de obras, mesmo off line, tendo como referência o orçamento já feito.

Com o aplicativo, ainda é possível realizar diversos tipos de relatórios, dentro das especificações de cada obra e de acordo com a empresa. Entre eles destacam-se:

  • Quanto foi a produção de cada empreiteiro:
  • Realização de Relatório Fotográfico de todo o processo;
  • O que foi orçado e o que foi realizado;
  • Planilha de levantamento de custos, de materiais e atividades;
  • Os insumos para realização da medição dentro da curva ABC.

Conclusão

Com todas estas informações, é possível entender o quanto é importante a medição da obra de forma eficiente através do software para gestão de obras. Isso oferece maior eficácia, rapidez e precisão nos dados.

Se interessou por este conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e saiba tudo sobre gestão de obras eficiente.

Posts recomendados

Secured By miniOrange